segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Oxóssi

Dia:Quinta-feira
Cor: Azul-Turquesa
Símbolos: Ofá (arco), Damtá (flecha), Erukaré.
Elemento: Terra (florestas e campos cultiváveis)
Domónios: Caça, Agricultura, alimentação e fartura.
Saudação: Òké Aro! Arolé!

 Oxóssi é o Deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, orixá da fartura e da riqueza. Atualmente, o culto a Oxóssi está praticamente esquecido em África, mas é bastante difundido no Brasil, em cuba e em outras partes da América onde a cultura iorubá preveleceu. Isso deve-se ao fatode a cidade de Kêtu, da qual era rei, ter sido destruída quase por completo em meados do século XVIII, e os seus Antilhas. Esse fato possibilitou o renascimento de Kêtu, não como estado, mas como importante nação religiosa do Candomblé
 Na história da humanidade, Oxóssi cumpre um papel civilizador importante, pois na condição de caçador representa as formas mais arcaicas de sobrevivência humana, a próxima busca incessante do homem por mecanismo que lhe possibilitem se sobressair no espaço da natureza e impor a sua marca no mundo desconhecido.
 Astúcia, inteligência e cautelasão os atributos de Oxóssi, pois, como revela a sua história, esse caçador possui uma única flecha, por tanto, não pode errar a presa, e jamais erra. Oxóssi é o melhor naquilo que faz, está permanentemente em fusca a perfeição.
 Na África, os caçadores que geralmente  são os únicos na aldeia que possuem as armas, têm a função de salvar a tribo, são chamados de Oxô, que significa guardião. Oxóssi também foi um Òsó, mas foi guardião especial, pois salvou seu povo do terrível pássaro das Iyá-Mi.

Nenhum comentário: