segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ogum

Dia: Terça-feira
Cores: Verde ou azul-escuro, vermelho (algumas qualidades)
Símbolos: Bigorna, faca, pá, enxada e outras ferramentas.
Elementos: Terra (florestas e estradas) e Fogo.
Domínios: Guerra, Progresso, Conquista e Metalurgia
Saudação: Ògún ieé!


 Ogum (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, Deus de ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor e ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escudeiros, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que alguma forma lidam com o ferro ou metais afins.
 Orixá conquistador, Ogum fez-se respeitar em toda a África negra pelo seu caráter devastador. Foram muitos os reinos que se curvaram diante do poder militar de Ogum.
 Entre os muitos Estados conquistados por Ogum estava a cidade de Iré, da qual se tornou senhor após matar o rei e substituí-lo pelo seu, própio filho, regressando glorioso com o título de Oníìré, ou seja, Rei de Iré.
  Ogum é o filho mais velho de Odudua, o herói civilizado que fundou a cidade de Iré. Quando Odudua esteve temporariamente cego, Ogum tornou-se seu regente em Ifé.
  Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.
  Em todos os cantos da África negra Ogum é conhecido, pois soube conquistar cada espaço dequele continente com a sua bravura. Matou muita gente, mas matou a fome de muita gente, por isso antes de ser temido Ogum é amado.  

Nenhum comentário: