segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Exú

Dia: Segunda-feira
Cores: Preto (ou seja, a fusão das cores primárias) e vermelho.
Símbolos: Ogó de forma Fálica, falo erecto.
Elementos: Terra e fogo.
Domínios: Sexo, magia, uniã, poder e transformação.
Saudação: Laroié!


   Exú é a figura mais controversa do panteão africano, o mais humano dos orixás, senhor do princípio e da transformação. Deus de terra e do unirverso; na verdade, Exú é a ordem, aquele que se multiplica e se na unidade elementar da existência humana. Exú é o ego de cada ser o grande companheiro do homem no seu dia-a-dia.
  Muitas são as confusões e equívocos rlacionados com Exú, o pior deles associa-o à figuras do diabo cristão; pintam-no como um Deus voltado  para a maldade, Exú contém em si todas as contradições e conflitos inerentes ao ser humano. Exú não é totalmente bom nem totalmente mau, assim como o homem: um ser capaz de amar e odiar, unir e seperar, promover a paz e a guerra.
  Exú é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade, e, se agradado como se deve, saberá retribuir, quando agradecido pela sua retribuição , torna-se amigo e fiel escudeiro. No entanto, quando esquecido e o pior dos inimigos e volta-se contra o negligente, tirand-lhe a sorte, fechando a comunicação entreo roum e o aiê, entre os orixás e os homens.
  É importante ressaltar que Exú não tem amigos nem inimigos. Exú protege sempre aqueles que o agradam a sabem retribuiros seus favores.
  Exú foi a primeira forma dotada de existência individual. Não se sabe ao certo a sua região de origem em África, pois em todos os reinos se presta culto a Exú. Sabe-se, no entanto, que chegou a ser rei de Ketú. Exú renasceu várias vezes e a história revela que é filho de Orunmilá ou de Oxum, depende de momento em que renasce.


  Ervas de Exú  


Amendoeira: Seus galhos são usados nos locais em que o homem exerce suas atividades lucrativas. Das sementes fabrica-se o óleo de amêndoa, muito usado para fazer sabonetes por ter efeitos emolientes, além de amaciar a pele.
Amoeira: Planta que armazena fluidos negativos e os solta oa entardecer, é usada pelos sacerdotes no culto a Eguns. Na medicina caseira, é usada para debelar as inflamações da boca e garganta.
Angelim - amargoso: Muito usado em marcenarina, por tratar-se de madeira de lei. Nos rituais, suas folhas e flores são utilizadas nos abô dos filhos de Nanã, e as cascas são utilizadas em banhos com a finalidade de destruir os fluidos negativos.
Aroeira: Nos terreiros de Candomblé este vegetal pertence a Exú e tem aplicação nas obrigações de cabeça, nos sacudimentos, nos banhos fortes de descarrego e nas purificações de pedras. Também é de grande eficácia nas lavagens genitais.
Arrebenta Cavalo: No uso ritualistico esta erva é ampregada em banhos fortes do pescoço para baixo, em hora aberta. É também usado em magias para atrair simpatia. Não é usada na medicina caseira.

Nenhum comentário: