sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SETE LINHAS DA UMBANDA

As Sete Linhas de Umbanda.O que é a essência das sete linhas que absorve em si todas as formas?
As Sete Linhas de Umbanda são as sete vibrações de Deus, como as sete cores do arco íris em sintonia com nossos sete chacras.
A umbanda trabalha com sete linhas, que são faixas de vibração espiritual, cada qual sendo representada e chefiada por um orixá. Cada linha é subdividida em falanges, que por sua vez se subdividem em subfalanges, por sua vez divididas em bandas. As bandas se ramificam em sete legiões, repartidas em sete sublegiões. Estas, por fim, subdividem-se em sete povos. São essas :

A primeira linha é chefiada por Oxalá e também é denominada linha de Santo, pois abrange os santos da Igreja Católica em geral. 

A segunda linha é a linha de Iemanjá, que engloba as ondinas, caboclas do mar e outras entidades relacionadas à água. 

A terceira linha, do Oriente ou de São João Batista, é formada por médicos, sacerdotes, hindus etc. 

A quarta linha, a linha de Oxóssi, é a composta de caboclos e caboclas, ou seja, índios, sendo comandada por São Sebastião. 

Na quinta linha, a de Xangô-Agodô, comandada por São Jerônimo, trabalha Santa Bárbara, caboclos e pretos-velhos. 

A sexta linha é a linha de Ogum ou São Jorge, que lidera caboclos, pretos-velhos e soldados romanos. 

Por fim, a sétima linha é a linha Africana ou de São Cipriano, onde trabalha todo o povo da Costa do Congo, de Angola e todo povo da África.


FOTOS DO CENTRO UMBANDA BARRACAO DE PAI JOSE DE ARUANDA




quinta-feira, 4 de novembro de 2010

TRABALHO DE ESQUEDA


Vídeo gravado em uma visita ao Centro de Umbanda O BARRACAO DE PAI JOSÉ DE ARUANDA em um trabalho de esquerda.

O culto a Ifá (Jogo de búzios)

Jogo de búzios
O culto a Ifá, a adivinhação através de oráculo, é um culto considerado totalmente aparte dos demais cultos, ou seja , para responder a tradicional pergunta : “ existe o jogo de búzios na Umbanda ou no Candomblé ?”. Não  , em nenhum dos dois, pois o culto a Ifá, desde a África , sempre foi um culto aparte do culto a Orixá, desta forma em nada depende dos cultos a Orixá para existir, estes sim em alguns fundamentos dependem do culto a Ifá , do oráculo , para determinar uma série de coisas importantes , como por exemplo , a coroa médium , seus Orixás regentes.

Na África , logo ao nascer já se sabia se a criança seria ou não um sacerdote a Ifá, e se o fosse , desde pequeno já recebia tratamento diferenciado, ingressando ainda bem jovem em uma nova espécie de escola só para estes que seriam futuros Oluwós.

O Oluwó é o cargo máximo desse culto.

" UMBANDA DE BARRACAO"




Visita ao Centro Umbanda Barracao de Pai José.

HIERARQUIA SACERDOTAL

*TODO MEDIUM JÁ EXERCE PARTE DE UM SACERDOCIO
Para entender melhor vamos usar a religião católica como exemplo.
O que faz um católico quando vai ao seu rito semanal, a missa?

Assiste a cerimônia ser realizada pelo seu sacerdote, o Padre .Canta, reza, ouve as palavras do sacerdote , entre outras coisas, mas tudo sem sair da suas posição de espectador.

O que faz um médium mesmo que seja um iniciante na corrente mediúnica ?

Já começa o rito , a sua “missa” , dentro do altar , dentro da Conga, participa ativamente de todos os processos magísticos do rito. Também existe um sacerdote no comando, mas o médium não se limita a ficar do lado de dentro ou de fora do Conga apenas assistindo a celebração e sim toma parte dela , incorpora seus Guias, e principalmente ATENDE as pessoas  que vieram visitar em busca de ajuda.

Para justificar a afirmação de que todo médium já exerce parte de um sacerdócio, esse ultimo item mencionado é a grande chave.
Ainda comparando com o sistema católico, algum seguidor da igreja por acaso ouve os pecados das pessoas junto com o Padre no processo d e confissão ?
Não, pois só o Sacerdote desta religião possui a responsabilidade de Ministro de Confissão Religiosa , que o obriga a guardar para si o que ouviu e não revelar jamais.


Já na Umbanda , quando um consulente fala de seus problemas,angustias e sofrimentos , não é somente o Sacerdote que ele o faz e sim ao médium que o esta atendendo, bem como ao cambono que auxilia o atendimento ( lembrando que o cambono também é um médium ).




Claro que existem fundamentos e procedimentos que somente o sacerdote consagrado e preparado tem condição de realizar, e por isso a afirmação de que todo médium já exerce PARTE de um sacerdócio e todos estão aptos a galgar outros degraus dentro desta hierarquia sacerdotal.